Notícias

13/02/2013

ATENÇÃO - NOVA DATA PARA ENTREGA DOS RELATÓRIOS ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE RELATÓRIO do Curso de Atualização 2012 - A implementação do Estatuto da Criança e do Adolescente: da possibilidade à necessidade

Para receber o certificado do curso,  o Membro do MPPR deverá elaborar um relatório individual respondendo a questão abaixo disponibilizada*, abordando uma (01) das doze (12) temáticas trabalhadas ao longo do curso:

AULA      DATA                  TEMÁTICA 

Aula 1.    08 AGO 2012   Aspectos históricos | O Papel do Sistema de Justiça
Aula 2.    15 AGO 2012   Conselho de Direitos
Aula 3.    22 AGO 2012   MP e a Rede de Proteção
Aula 4.    29 AGO 2012   Orçamento Prioridade & Fundos Especiais
Aula 5.    12 SET 2012    O Conselho Tutelar e a Efetivação dos Direitos Infanto-juvenis
Aula 6.    19 SET 2012    SINASE | Política Socioeducativa
Aula 7.    26 SET 2012    Violência contra Crianças e Adolescentes
Aula 8.    03 OUT 2012   O SUAS e a efetivação de Direitos
Aula 9.    10 OUT 2012   Saúde Mental | Direito à Vida e Saúde
Aula 10.  17 OUT 2012   Direito à Convivência Familiar e Comunitária
Aula 11.  24 OUT 2012   Direito à Educação
Aula 12.  31 OUT 2012   Trabalho Infantil e a Exploração do Trabalho do Adolescente

Cada participante deverá escolher uma temática e desenvolver um relatório a partir do vídeo e do material de apoio (textos e tópicos de referência e modelos de peças processuais e extraprocessuais) disponibilizados em cada encontro.

O objetivo principal desse relatório é a apresentação de ideias, analise de contextos e dados, a fim de se argumentar e defender posições do Ministério Público do Estado do Paraná a partir dos conteúdos trabalhados nos encontros virtuais.

RELATÓRIO 

ELABORAR A PARTIR DA SEGUINTE QUESTÃO*

Como é possível, a partir da intervenção do Ministério Público, promover o efetivo respeito, por parte do Poder Público, do __________________ (Indicar o direito infanto-juvenil que se pretende enfocar; a implementação/correta operacionalização da “rede de proteção”; o adequado funcionamento do Conselho de Direitos da Criança e do Adolescente ou Conselho Tutelar).

DEVERÃO CONSTAR DO RELATÓRIO:
 
- Introdução
A introdução deve apresentar o tema escolhido pelo participante.

- Desenvolvimento
A partir da questão central, apresentar as ideias, os argumentos, os pontos de vista, os conceitos e as informações relativas à temática escolhida.

- Conclusão
A conclusão deverá expor uma avaliação final do tema discutido. Apresentar um resumo de tudo o que foi dito sobre o tema escolhido.

O relatório deverá ser elaborado em no mínimo quatro (04) e no máximo seis (06) laudas, fonte Arial 12. Caso haja pesquisa bibliográfica complementar, além das disponibilizadas na página eletrônica do CAOPCAE, registrá-la segundo as normas da ABNT.

ATENÇÃO - NOVA DATA PARA ENTREGA DOS RELATÓRIO: Os relatórios deverão ser encaminhados até o dia 04 de março de 2013, para o e-mail ceafmp@mp.pr.gov.br , com o assunto: Relatório CAOPCAE Nome do Membro do MPPR”.

ORIENTAÇÕES COMPLEMENTARES 
DÚVIDAS
Encaminhar as dúvidas que surgirem ao longo da elaboração do relatório para o e-mail caopca@mp.pr.gov.br , com o assunto: Dúvidas relatório “Tema escolhido pelo membro”.

VIDEOS DOS ENCONTROS E MATERIAL DE APOIO
Para acessar os vídeos dos encontros gravados e o material de apoio: clique aqui.

Outras informações podem ser obtidas no telefone: (41) 3250-4703 - CAOPCAE.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.